Aguarde carregando ...

Drivers para meu Sistema Operacional ex (Windows XP, quando o fabricante não disponibiliza) - Montepage

Drivers para meu Sistema Operacional ex (Windows XP, quando o fabricante não disponibiliza)

Inspirado na pergunta de uma visitante sobre drivers do Sistema Operacional que ela deseja utilizar, porém o fabricante só disponibiliza para os Sistemas Operacionais mais recentes, fiz esse artigo. Veja o artigo anterior se deseja apenas localizar os drivers para sua placa-mãe
Então vamos direto ao artigo. O que funcionou para mim foi uma manobra para poder localizar a identificação da instância do dispositivo, foi trabalhoso pois tive que formatar o PC 2 vezes mas no final tudo está funcionando perfeitamente, e utilizando o mesmo Sistema Operacional que ela deseja, o Windows XP.
Antes de continuar, acredito que tem uma pergunta que todos estão fazendo, mas porque utilizar um sistema operacional que já está ultrapassado, o Windows XP?
No meu caso há duas respostas:
- Porque existem programas que não funcionam nem no Vista nem no Windows 7.
- O XP-Mode do Windows 7 consome muitos recursos e dessa forma compromete o desempenho do meu Software. Por que utilizar o Windows XP dentro do Windows 7 se posso utilizar apenas o Windows XP e com melhor desempenho?

Primeiro Passo:

Instalei o Windows 7 e reconheci todos os drivers que o fabricante disponibilizou em seu site, fazendo todo o procedimento do artigo anterior, localizar os drivers para sua placa-mãe

Segundo Passo, Localizando a identificação da instância do dispositivo

Acessar o Gerenciador de dispositivos, no Windows 7, Para abrir o Gerenciador de Dispositivos, clique no botão Iniciar, em Painel de Controle, em Sistema e Manutenção e, depois, em Gerenciador de Dispositivos.‌ Se você for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação.
Clique duas vezes em um tipo de dispositivo (por exemplo, em Adaptadores de vídeo ) para ver os dispositivos dessa categoria.
Clique com o botão direito em um dispositivo e selecione Propriedades para ver informações gerais sobre os drivers. Em seguida clique na guia Detalhes e pronto. o Código que aparece abaixo é a instancia de identificação do dispositivo.
identificação da instância do dispositivo

A identificação da instância do dispositivo, caso não apareça, selecione opção Ids de Hardware. Na figura o código a parte do código que interessa para nós é: ...&VEN_1002&DEV_791A...

O que está depois de VEN_ é o ID do fabricante, e após DEV_ é o ID do produto.

No caso ID do fabricante ou VENDOR é 1002 e o do Produto ou Dispositivo é 791A

De posse desses códigos é procurar no Google, pode-se utilizar até o código inteiro ou em sites especializados, como no do exemplo abaixo.

Um outro código de exemplo.

O código parecido com esse:PCIVEN_1039&DEV_0191&SUBSYS_5A001019&REV_023&267A616A&0&20

Terceiro Passo: Localizando os Drivers

A parte do código em AZUL é a identificação do Vendor e a parte em VERMELHO é a identificação do Dispositivo. No exemplo acima:Vendor ID = 1039 Device ID = 0191
Tem um site que te ajuda a localizar drivers compativeis Pci Database, mas você também pode procurar no Google pela Identificação do VENDOR e do Dispositivo ou pelo linha inteira do código. Você pode utilizar drivers de outros fabricantes sem medo, muitas vezes o computador é HP e você acha driver para Dell ou Acer e você acha driver para Positivo. Compare com o nome do driver que o Windows 7 reconheceu e está funcionando. Faça o Download dos drivers e salve em um Pen drive, CD ou outra partição do HD.

Passo Final: Instalando os Drivers

Agora basta formatar o Computador, Instalar o Windows XP ou o sistema de sua preferência e reconhecer os drivers via Gerenciador de Dispositivo do Sistema Operacional. No Caso do Windows XP, siga os procedimentos Abaixo.
Antes de começar, lembre-se de que o driver deve estar em uma pasta comum. Se estiver em uma pasta compactada, use o WinRAR ou o 7-Zip para extraí-lo; (Programas gratuítos e no de fácil localização pesquisando no Google)
- Botão direito do mouse no 'Meu Computador' e depois clique em 'Propriedades' no menu exibido;
- Uma janela 'Propriedades do sistema' será aberta. Localize e clique na aba 'Hardware' e por fim clique no botão 'Gerenciador de dispositivos';
- A lista que você verá é a de dispositivos conectados ao computador. Tudo que estiver marcado com a interrogação amarela é desconhecido e não conta com driver ainda;
- Para iniciar a instalação basta clicar com o botão direito do mouse em um item deste tipo e depois em 'Propriedades';
- O processo está iniciado. Na janela que você verá há um botão 'Reinstalar driver...'. Clique nele para ver a primeira tela do assistente de instalação.
-selecione a opção 'Não, não agora' e clique em 'Avançar' para instalar manualmente;
-Esta é a primeira tela da instalação manual. Escolha a opção 'Instalar de uma lista ou local específico' e clique em 'Avançar';
-Agora selecione 'Incluir este local nas pesquisas' e clique no botão 'Procurar'. Vá até o local onde o driver está e selecione sua respectiva pasta, finalize clicando em 'OK' e depois em 'Avançar' novamente;
-Se o driver for reconhecido com sucesso, surgirá amensagem avisando que o assistente terminou a instalação do driver. Clique em concluir.
Trabalhoso mas está tudo funcionando corretamente.

Dúvidas, Comentários:

Se tiver alguma dúvida poste nos comentários abaixo. Curta Indique.

NossosProdutos

A montepage oferece soluções completas na área de informática, para você colher os frutos do novo mercado da web

Tudo que você precisa em informática e web.
Oferecemos uma solução completa para seu negócio, tanto para web, quanto para equipamentos de informática e na área de marketing digital.