Aguarde carregando ...

Redes Wireless, o que é? Qual a sua real necessidade? Artigo explica quando optar por uma ou outra - Montepage

rede-wireless

Toda rede wireless é cabeada (em algum momento) e depois passa a ser sem fio (wireless), salvo pequenas exceções

Redes Wireless, o que é? Qual sua real necessidade?

http://ad.zanox.com/ppv/?26592342C1668588149
O que é Rede Wireless?
O nome wireless vem do inglês, significando “sem fio” (wire=fio, less=sem). Quer dizer que poderíamos chamar de rede sem fio que o significado é o mesmo.


E qual a vantagem de utilizar uma Rede Wireless (sem fio) a utilizar uma cabeada?
A mais obvia de todas, é o fato de não precisar do cabo de rede, de não ficar com o cabo amontoado, ou ter que fazer uma instalação especial para o mesmo. Além disso, o cabo tem um limite de tamanho, então na rede cabeada meu equipamento tem que ficar até aonde o cabo chegar.

Quer dizer que se houver necessidade de mudar de lugar e o cabo não chegar lá, não poderei ir.



A rede cabeada também exige aparelhos específicos para juntar os cabos e interligá-los na mesma rede como o Switch ou Hub, já a Rede Wireless somente preciso de um Access Point (Ponto de Acesso), sem limitação de quantidade de portas tenho disponíveis.

E a desvantagem de utilizar a Rede Wireless (sem fio)?
  • A principal desvantagem é o custo para manter o sinal com alta qualidade para todos da rede. Os equipamentos Wireless (sem fio) são bem mais caros que os das redes cabeadas e dificilmente atingem o alcance total de sua capacidade. Porque existem muitos obstáculos entre o Access Point (Ponto de Acesso) e o Equipamento receptor do sinal o HOST. Os obstáculos vão desde paredes, portas, janelas, móveis, até mesmo pessoas. Qualquer coisa entre o Acess Point e O HOST é um obstáculo que faz com que a conexão não chegue com força total, fique lenta ou ocorra constantes perdas de pacotes de dados, obrigando a retransmissão dos mesmos.

    O sinal, a velocidade e a estabilidade do sinal é bem menor que na cabeada.
  • Interferências de outros sinais Wireless ou outros equipamentos Eletro-Eletrônicos. Velocidade até 54MB, na pratica infelizmente a história é outra, sinais Wireless trabalham na prática entre 10MB e isso irá contar muito com a distância entre o Roteador Wireless e o seu computador, quanto maior a distância mais fraco e mais suscetível a interferências terá.

    Outra desvantagem importante é com relação a segurança. Enquanto o meio da cabeada se restringe ao cabo, o sinal Wireless está no ar, sendo disponível a qualquer equipamento que receba o sinal. Que perigo né?

    Existem criptografias que embaralham os dados e só permitem que se conecte a rede Wireless apenas o Host que tiver a Chave de segurança da rede, essas criptografias são chamadas de WAP e WEP.

    Porém existem programs que permitem, através da força bruta, que hackers consigam acessar a rede sem fio, decifrando o algoritmo que protege a rede. Nesse sentido, se segurança foi imprescindível, a rede cabeada é mais eficiente que a sem fio, visto que a cabeada, só é possível a violação, através de acesso físico, pois o trafego dos dados fica restrito ao meio (cabeamento).

    Computadores desktop necessitam de um adaptador Wireless. Custo adicional



As Redes Cabeadas, são Vantajosas?


  • Nem sempre o custo dos equipamentos justifica a rede cabeada. A Mão-de-obra necessária para a crimpagem e instalação de rede cabeada, com certeza é muito maior, devido a necessiade de se organizar os cabos, passa-los pelos locais de ligação entre salas.

    São necessários conduites, tomadas e armarios de organização do cabeamento, dependendo do tamanho da sua rede. Os cabos não poderão ficar ao tempo, pois podem ser danificados pelas condições climáticas, insetos, roedores ou produtos de limpeza.

    No cruzamento entre cabos de rede e cabos de alta tensão, poderá ocorrer interferências e até, perda de sinal.
    É necessário um planejamento da rede cabeada, para evitar futuros problemas e reinstalação das redes.

    Cada cabo deve ser identificado corretamente, com etiquetas nas pontas, para melhorar o trabalho futuro de manutenção. Caso ocorra um partimento de algum cabo, gerando um mal-contato, será necessário a substituição dos cabos e/ou conectores.

E agora? Qual dos modelos é o melhor?
  • Se você deseja disponibilizar a rede em um condomínio, ou um grande local, por exemplo, a complexidade e o trabalho de instalação dos cabos, e o custo de todos os equipamentos para manter essa grande rede, poderá inviabilizar a rede cabeada, ao passo que a rede sem fio, necessita apenas de um Access Point (Roteador Wireless) e adaptadores de rede sem fio nos HOSTS que não tem entrada de rede sem fio. Nesse caso a viabilidade da rede sem fio e maior.

    Para jogos em rede ou programas que necessitam de constante atualização de dados, não há dúvida que a rede cabeada é a melhor solução, pois desta forma, evita-se o delay ou famoso "leg", que é o pequeno travamento da aplicação enquanto o HOST aguarda a recebimento de dados do servidor, ou seja, a jogabilidade ficará bem prejudicada, por isso, para jogos em rede ou on-line, não se recomenda o uso de rede sem fio (Wireless).

    Para acessar a internet, ler e-mails, visitar facebook ou outros sites web, a rede sem fio atende com tranquilidade, salvo em locais onde o interferencia do sinal é grande.

    A questão da mobilidade deve ser levada em conta na hora da escolha. Alguns dispositivos como celulares, smartphones, tablets, ipad etc, não se comunicam através de rede cabeada, sendo nesse caso imprescindível a instalação de rede sem fio (Wireless).

    Devemos sempre que necessário, combinar os dois tipos de rede.

    Se essa rede será definitiva, se não há necessidade de modificar os equipamentos constantemente de lugar, ou havendo essa necessidade, é possível deixar pontos, (tomadas de rede cabeada) a mão nos locais que vão receber os novos Hosts, podemos utilizar somente a rede cabeada.

    Se o local é transitório e a rede vai funcionar por um curto período de tempo e não tem muitos obstáculos entre o Access Point e os Hosts, recomendo utilizar rede Wireless (sem fio), pois sua instalação é bem simples, e os equipamentos podem ser facilmente transportados para outro local, sem precisar de mão-de-obra de cabistas para instalar os cabos de redes.

    Como na vida real, a situação mais comum é nos depararmos com as necessidades mistas, o melhor a fazer é criar a estrutura de cabos onde for possível e em pequenas distancias, e deixar a rede Wireless (sem fio) para os locais onde não é viável a instalação dos cabos ou que os terminais de acesso não podem ficar parados. Por exemplo, se muitos acessam a rede com aparelhos celulares, é imprescindível a instalação do Access Point.

    Limite a rede Wireless (sem fio) para onde for realmente necessária.

    Em resumo, a rede wireless é ideal para uso residencial, para compartilhar internet, desde que o usuário aceite perder um pouco do desempenho, e evitar o quebra-quebra de paredes e um monte de fios passando pela casa, porém para uso comercial, tem que ser a rede cabeada, bem estruturada e certificada, pois a diferença de tempo de transferência de arquivos grandes é considerável.
P?
Quer solicitar nossos serviços? Ficou com alguma dúvida sobre o Artigo?
R.
Acesse Atendimento on-line ou envie sua solicitação de logo pelo nosso formulário de contato.
P?
Tem algum comentário dúvida ou sugestão?
R.
Faça seu comentário que estaremos respondendo em breve.
GIF Genericas 120x600
Oferta da Semana 120x600
servicos/120x600.gif
http://ad.zanox.com/ppv/?26556024C334918827
http://ad.zanox.com/ppv/?26586155C905905372